"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 08, 2010

TRATADO DE ITAIPU : OPOSIÇÃO DIFICULTA O ÉBRIO DE LEVAR " PRESENTINHO" AO COLEGA LUGO.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEir0HKe3bsvqVVReYeLZbSGpklybfZYwkPwO_kviccC4mFdXrompU425aKwN5TJleoyx_BFPj6mi48YnmEBx-OYfR_3f3YNZ47CzBfVq1-jXekDVeDnxIzwMVnniKksk-9Hiz3QVFhxkxI/s400/lugo_saludo_apc.JPG
Leonardo Goy O Estado de S. Paulo

Manobra regimental da oposição na Câmara deve impedir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de apresentar ao colega paraguaio, Fernando Lugo, no fim do mês, a revisão do Tratado de Itaipu, tão desejada pelo país vizinho.


Se aprovado, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) fará com que o Brasil triplique, de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões, os pagamentos anuais ao Paraguai pela compra da energia excedente da hidrelétrica de Itaipu que não é usada pelo país.

Havia possibilidade de o projeto ser votado ontem na Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

A oposição solicitou à direção da Casa que o tema fosse apreciado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

O pedido foi acatado e forçou a criação de uma comissão especial para analisar o projeto, pois o regimento faz essa exigência para temas que exijam discussão em mais de três comissões.

"O governo tinha pressa para aprovar. Lula queria levar isso ao Paraguai no fim do mês. Mas vai chegar lá de mãos vazias", disse o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores.

"A oposição garantiu, com isso, que o governo não conseguirá usar o rolo compressor para votar o projeto", disse Araújo.

Para o deputado, o Brasil não pode ceder ao pleito dos paraguaios e mudar o Tratado de Itaipu, ainda mais considerando que partiu do Brasil o financiamento para a construção da hidrelétrica.

Nenhum comentário: