"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 24, 2010

SERRA APOSTA EM DEBATES.

http://4.bp.blogspot.com/_gElXusFL_hI/TB6S1a4WqRI/AAAAAAAAGUQ/MMD2J1MMusk/s1600/jose-serra.jpg
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, apostou que sua campanha ganhará fôlego assim que a temporada de debates começar.

Trata-se de uma reação à pesquisa Datafolha que mostrou empate técnico entre ele (37%) e a petista Dilma Rousseff (36%). Na pesquisa anterior, feita há três semanas, os dois também apareciam equilibrados, com 39% de Serra versus 37% de Dilma.

Sobre a oponente petista, Serra detectou "uma certa aversão a debate". Em seguida, suavizou o ataque: "Ela tem uma certa resistência a debate".

O tucano, contudo, está confiante na realização de debates nesta nova fase da campanha eleitoral. A partir de agosto, os três principais candidatos Marina Silva (PV) inclusa se confrontaram em pelo menos cinco ocasiões.
Um dos encontros, parceria entre Folha e UOL, será transmitido ao vivo, pela internet, no dia 18 de agosto.


"GENTIL, MAS SUBSTANCIOSO"

Serra se declarou fã de debate "pacífico e gentil, mas substancioso e firme". Afirmou que as discussões são uma oportunidade de os candidatos se apresentarem melhor ao eleitorado.
"A gente não pode ficar confrontando slogans, rumores, boatos. Campanha não pode ser isso."


O primeiro debate on-line seria realizado na quinta-feira, mas murchou após desistência de Serra. Antes dele, Dilma já havia sido uma baixa. O evento, planejado por portais da Internet (Terra, IG e Yahoo!), foi cancelado.

"Em primeiro lugar, a Dilma já não ia", Serra justificou sua ausência. Ele também culpou a rotina puxada. "Minha agenda explodiu. Chega uma hora que não dá. Nesta semana, viajei todos os dias. Estou há vários dias sem dormir na minha casa, correndo pra todo lado, com energia, mas há uma impossibilidade física."

Ele falou de Paranavaí, noroeste do Paraná, onde foi recepcionado em carreata por Beto Richa, candidato tucano ao governo do Estado.
Na semana que vem, Serra deverá visitar Rio e Minas parte da estratégia de investir no Sudeste, ninho dos maiores colégios eleitorais do país.

Nenhum comentário: