"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 10, 2010

PETROBRAS : QUEDA DE R$ 55,6 bilhões NO VALOR DE MERCADO.


Agencia o Globo/Bruno Villas Bôas

As incertezas sobre o processo de capitalização da Petrobras pesaram no tombo de R$ 55,6 bilhões no valor de mercado da companhia nos últimos 12 meses até ontem.

O período foi marcado por uma forte desvalorização das ações da estatal na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o que foi ajudado pela crise fiscal dos países europeus.

Somente este ano, os papéis preferenciais (PNs, que dão preferência ao acionista no recebimento de dividendos) da Petrobras recuaram 18,26%. Já os ordinários (ONs, que dão direito a voto na assembleia de acionistas) acumulam perda de 15,96% no período.

Capitalização abala ações mais do que a crise europeia.

Para analistas, o processo de capitalização pode ter feito um estrago maior nas ações da Petrobras do que a crise europeia, que abalou os mercados globais. Eles citam o Ibovespa, principal índice de referência da Bovespa.

Enquanto o índice tem uma alta acumulada de 15,65% em 12 meses, as ações ordinárias da estatal registram uma queda de 15,17%.


Para Rodrigo Jacobina, advogado especializado em petróleo e gás, a queda da ações da Petrobras é uma mostra clara dos efeitos negativos da demora do governo federal e do Congresso em aprovar a nova regulamentação para a exploração de petróleo no pré-sal.

Nenhum comentário: