"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 02, 2010

TREM BALA DE R$19bi JÁ ESTÁ EM R$34,6bi. COISAS DE BRASIL.

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Assim como candidatos em busca de votos, ele aparece a cada quatro anos, sempre às vésperas das eleições, vendendo sonhos, fazendo promessas.

Nada vira realidade. Estamos falando do trem-bala Rio-São Paulo, um projeto em estudo há quase 15 anos. Nesta pré-campanha, saiu da gaveta mais encorpado.

Em quatro anos, o custo pulou de R$ 19 bilhões para R$34,6bilhões(coreanos fazem por menos, não deve ser um bom negócio para o governo, lembram dos RAFALES?). O financiamento seria 100% da iniciativa privada.

Agora, a União vai injetar R$ 20 bilhões, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento(BNDES), para viabilizar o empreendimento. O governo tem pressa para lançar o projeto, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) resiste e pede prazo para analisar os detalhes.

Teme aprovar mais uma futura obra inacabada.


Afinal, o Trem-Bala está sendo lançado a oito meses do fim do governo, que teve oito anos para preparar o projeto.

Modelo novo

Figueiredo também responde por que o custo do projeto cresceu tanto.
“Porque agora teve um estudo. Naquela época (2006), não teve. A segunda razão é que o nosso projeto é diferente daquele.
Aquele era uma ligação direta Rio-São Paulo, o nosso tem passagem nas cidades e vai até Campinas.”

Questionado se o governo fez um “chute” em 2006, respondeu:
“Não, era uma estimativa sem ter um estudo de engenharia que a respaldasse.
E aquele não era um projeto do governo, era um projeto da Valec”.
Continua : Trem-bala

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