Assim como candidatos em busca de votos, ele aparece a cada quatro anos, sempre às vésperas das eleições, vendendo sonhos, fazendo promessas.
Nada vira realidade. Estamos falando do trem-bala Rio-São Paulo, um projeto em estudo há quase 15 anos. Nesta pré-campanha, saiu da gaveta mais encorpado.
Em quatro anos, o custo pulou de R$ 19 bilhões para R$34,6bilhões(coreanos fazem por menos, não deve ser um bom negócio para o governo, lembram dos RAFALES?). O financiamento seria 100% da iniciativa privada.
Agora, a União vai injetar R$ 20 bilhões, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento(BNDES), para viabilizar o empreendimento. O governo tem pressa para lançar o projeto, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) resiste e pede prazo para analisar os detalhes.
Teme aprovar mais uma futura obra inacabada.
Afinal, o Trem-Bala está sendo lançado a oito meses do fim do governo, que teve oito anos para preparar o projeto.
Modelo novo
Figueiredo também responde por que o custo do projeto cresceu tanto.
“Porque agora teve um estudo. Naquela época (2006), não teve. A segunda razão é que o nosso projeto é diferente daquele.
Aquele era uma ligação direta Rio-São Paulo, o nosso tem passagem nas cidades e vai até Campinas.”
Questionado se o governo fez um “chute” em 2006, respondeu:
“Não, era uma estimativa sem ter um estudo de engenharia que a respaldasse.
E aquele não era um projeto do governo, era um projeto da Valec”.
Continua : Trem-bala
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