"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 05, 2010

IPC - S ALTA DE 0,86%

http://www.executivo.guarda.pt/actualidade/noticias/opais/PublishingImages/inflacao.gif

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) acelerou em março em relação ao mês anterior, refletindo principalmente maiores custos de alimentos.

O indicador teve alta de 0,86% no mês de março, ante elevação de 0,68% em fevereiro, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), nesta segunda-feira.

Na terceira prévia de março, o aumento havia sido de 0,87%.

Os preços de Alimentação subiram 2,60% em março, contra alta de 1,16% em fevereiro e de 2,43% na terceira prévia do mês passado.

Os custos de Vestuário reduziram o ritmo de queda entre um mês e outro, apresentando recuo de 0,19% em março, ante 0,62% em fevereiro.

Em março, os preços de Educação, leitura e recreação subiram 0,20%, após variação negativa de 0,02% no mês anterior.

Já os de Transportes caíram 0,16% em março, após alta de 1,74% em fevereiro.

As principais altas individuais de preços em março foram de tomate, leite longa vida, batata-inglesa, pimentão e açúcar refinado. As maiores quedas foram de álcool combustível, maçã nacional, gasolina, manga e laranja lima.

da Folha Online

Nenhum comentário: