"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 30, 2010

FANTOCHE, SEM RUMO E IDENTIDADE.NATURALMENTE.

Autor(es): Agencia O Globo/Sergio Roxo
Dois ex-assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na área de comunicação criticaram a campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

O jornalista Ricardo Kotscho, secretário de Imprensa da Presidência entre 2003 e 2004, afirmou que a ex-ministra da Casa Civil começou em "maré baixa".

Já o publicitário Duda Mendonça, marqueteiro de Lula em 2002, disse que a petista foi "desvirtuada".

Até Fernando Pimentel, um dos coordenadores da campanha, admitiu que Dilma precisa mudar o linguajar nas entrevistas.

Ontem, em visita à Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Dilma se irritou quando foi perguntada sobre o assunto.

- Críticas são normais - disse ela, afirmando que a pergunta não cabia no local.

Kotscho, afirmou, em seu blog no IG, que o tucano José Serra aparece "mais sorridente e sereno" nos eventos da pré-campanha e que Dilma não "conseguiu se livrar do figurino e da linguagem de tecnocrata".

"Enquanto a (campanha) de Serra sobe, no embalo de entrevistas bem planejadas e breves viagens para gravar cenas de campanha, Dilma começou sua campanha solo em maré baixa, com tropeços verbais, agenda errática, problemas na coordenação inchada e mau uso da estrutura de internet, que mais atrapalha do que ajuda", disse Kotscho.

O jornalista chamou de "obra de jerico" da equipe de internet o episódio da foto da atriz Norma Bengell, colocada no site da pré-candidata entre duas imagens de Dilma para ilustrar sua participação na luta contra a ditadura.


Já Duda Mendonça afirmou que o problema maior é a tentativa de mudar a postura de Dilma. Na noite de terça-feira, o publicitário deu uma palestra na Casa do Saber, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, onde disse que não adianta desvirtuar a ex-ministra e que "tem que deixar a Dilma ser como é".

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, minimizou os ataques dos ex-assessores e disse que tudo está correndo como previsto pela coordenação de campanha:

- A Dilma nunca foi candidata. Todo mundo sabia disso. Ela ainda não está em campanha. Está na pré-campanha. O nosso objetivo era torná-la mais conhecida neste momento e estamos alcançando isso.

COLABOROU: Tatiana Farah

Nenhum comentário: