"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 02, 2010

UMA MUDANÇA DE ESTRATÉGIA?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8ZFeiHE9ONLCTKpL9SVBWhFfYH1OXBVAYVUh6R6HKiknHwMkrv_KmYIJpRvy3wm8ON2Ff-wJxM2VluBGZTvP5XMwY5alBxOV1GoswQ7iX9KbCcJfZIpqnaE8kSph4CRparsUSt-XqoHw/s400/lula_discurso_genebra_oit-rts-407.jpg

Enfim, o parlapatão, começa a fazer uma nova comparação de governos passados, não é mais o antecessor, agora são os últimos trinta anos.

Declaração feita no evento desta terça -feira.

Foi só FHC aceitar o desafio para a comparação das gestões dele,FHC, com a do parlapatão, e o "guia" deles mudou o discurso.

A herança da qual o manguaça foi beneficiado, que até bem pouco tempo a definia como "maldita", hoje ao dizer que em política não há espaço para invenções, que tudo deve ser simples, faz indiretamente uma confissão de que não realizou nada, não inventou e nem complicou, só teve a esperteza de manter e seguir tudo que havia herdado, que lhe deu muitas glórias, e que a "herança" não foi maldita e sim uma DÁDIVA.

E não foi só a economia, todos os programas sociais, foram "incorporados", literalmente, e se "transformaram" no bolsa família, o pac também tem o protagonismo de estados e municípios.

Esperto, antevendo que em uma comparação de gestões, o tiraria da camuflagem em que se protegeu nos dois mandatos, muda seu discurso radicalmente, muito esperto.

EL RONCAGLIA/Folha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o melhor tipo de governo é que o que faz o óbvio.

"Na política, a gente não inventa", afirmou o presidente, durante a inauguração de uma fábrica de tratores em Sorocaba (SP).

O evento contou com a participação do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), os dois principais pré-candidatos à Presidência.

Segundo Lula, a política não se aprende na universidade e que fazer o óbvio pode ser difícil. "A arte de governar é exatamente fazer as coisas simples", disse.

Para o presidente, os governos anteriores não agiam com simplicidade.

"O Brasil estava naquela época como o time do Corinthians hoje: pesado. Time que ficou assustado com a leveza dos meninos do Santos", afirmou.

No domingo, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 1 pelo Campeonato Paulista.

O presidente voltou a defender a continuidade da política econômica do seu governo. "Uma empresa, como essa, se não houver sequência ao que vem acontecendo no Brasil para que essa empresa possa vender mais, da mesma forma que abriu, ela fecha como outros momentos da história do país", disse.

Para Lula, a inauguração de uma fábrica, como a nova unidade da CNH (Case New Holand), da Fiat, é como o "nascimento de uma criança".

Nenhum comentário: