"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 25, 2010

LULA/ OS CASTRO/NOSSO DINHEIRO...

Lula con los hermanos Castro

Lula visitou as obras de ampliação e modernização do porto de Mariel, a 50 quilômetros de Havana, um negócio de grande importância para o governo cubano de que o Brasil já financiou 300 milhões de crédito dólares (222 milhões de euros), dos quais cerca de metade já foram desembolsados.

O projeto é converter o Mariel famosa como o lugar de onde ele começou um êxodo de 125.000 pessoas em 1980 - o principal porto comercial do país, desviando todo o tráfego para o porto de Havana.

Segundo a porta-voz presidencial de Lula Marcelo Baumbach, o Brasil e Cuba aprovou empréstimos no valor de 1.000 milhões de dólares (740 milhões), dos quais 350 milhões vão para compra de comida e 600 milhões de euros para iniciativas de produção de arroz e cana de açúcar, a construção de estradas eo porto de Mariel.

"Desse total, $ 150 milhões já desembolsados.

Está sendo negociado um outro lote de 300 milhões de euros, embora a parte cubana pediu um extra de US $ 230 milhões.

Esta última parte está pendente questões administrativas", disse Baumbach antes a visita.

O ministro da Indústria e Comércio, Miguel Jorge, viajou a Havana, antes de Lula para preparar os novos acordos, bem como o conteúdo da reunião do grupo de trabalho Brasil-Cuba, que será encerrado por Lula e Raúl Castro. George, foi em Havana em julho passado, quando ele anunciou que, como parte das obras de Mariel construir novas estradas de acesso e uma linha férrea, e dragaría da baía.

Durante essa visita, foram assinados acordos para formar duas joint ventures, um farmacêutico e uma para a produção de vidro.

Nenhum comentário: