"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 10, 2010

FOME ZERO , LEMBRA ?

 Divulgação

SIMONE IGLESIAS/MARTA SALOMON
FOLHA DE S. PAULO
Desidratado e desfigurado, Fome Zero chega aos 7 anos
Cidade-
símbolo do Fome Zero,
Guaribas (PI)

Cidade-símbolo do Fome Zero, Guaribas (PI), não poderá comemorar o 7º aniversário do programa, lançado como a principal bandeira de Luiz Inácio Lula da Silva na área social. O asfaltamento da estrada que daria acesso ao município não saiu do papel, e a visita de Lula foi cancelada em cima da hora.

É a segunda vez que os moradores de Guaribas esperam em vão pela visita de Lula. Em fevereiro de 2003, a viagem do presidente foi desaconselhada pela segurança do Planalto.
O Fome Zero foi lançado em Guaribas sem Lula e, em sete anos, já sem a propaganda inicial, viu as doações reduzidas a 20% dos valores registrados em 2003 -e basicamente à custa do leilão de bois "piratas", apreendidos em áreas de desmate ilegal na Amazônia.
Mais importante:

ele teve seu desenho original (distribuição de cupons aos pobres para troca por alimentos) substituído pelo Bolsa Família, carro-chefe da política social de Lula. Hoje o Fome Zero já não é o que era:
designa uma estratégia genérica de segurança alimentar.

Boa parte das famílias de Guaribas (818) sobrevive hoje com o dinheiro do Bolsa Família, de R$ 22 a R$ 200 mensais, dependendo do número de filhos e do tamanho da pobreza.

Localizada no semiárido do Piauí, a 488 km de Teresina, a cidade-símbolo do Fome Zero tem 4.814 habitantes e um dos mais baixos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. "Há muito preconceito com o programa, mas o que importa é que estamos acabando com a fome", disse Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), que não era ministro quando o Fome Zero foi lançado.

São 52 km que ligam Guaribas à vizinha Caracol, percorridos em duas horas, em média, por veículos com tração nas quatro rodas. Quando chove, a viagem fica difícil. Carros de passeio simples não conseguem passar.

"Depois que o pessoal do governo veio aqui para lançar o programa, muitas pessoas acham que a vida mudou, que Guaribas virou uma cidade-modelo, mas isso não aconteceu. Nosso poder aquisitivo até melhorou um pouco, houve esforço do governo, mas muita coisa não funcionou. Não houve aquele "boom" que se esperava", avalia Henrique Gomes, morador de Guaribas e assessor técnico da prefeitura.

(Clique)
FOME ZERO