"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 09, 2010

CORPO

O corpo

O corpo lhe dá mensagens somente em sussurros. Se você ficar alerta, será capaz de entendê-lo. E o corpo tem uma sabedoria própria, que é muito mais profunda que a da mente. A mente é imatura. O corpo permaneceu sem a mente por milênios. A mente chegou mais tarde, ela ainda não sabe muito.

Tudo o que é básico, o corpo ainda o mantém sob seu controle. Somente coisas inúteis foram dadas à mente - pensar sobre filosofia, Deus, inferno, política.

Assim, escute o corpo e nunca se compare com mais ninguém. Nunca antes houve uma pessoa como você e nunca haverá. Você é absolutamente único - no passado, no presente e no futuro. Assim, você não pode comparar suas características com ninguém e não pode imitar ninguém.

Osho, em "Osho Todos os Dias - 365 Meditações Diárias"
Imagem por e's