"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 07, 2010

BIOMBOS IDEOLÓGICOS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkPJrq_wDXXkC_pZtOTKBXlc0SeWPIS4MgBn-9KpC3xLDTLEeBOwGqjU5VbFZ9c-MSH7SIthtAXiRETpTRWeD0uHenNJZchid6BVN2cv0sDIOCUZbsJ0YWzyR559xX402c7JXYT8hJovc/s320/BIOMBO.450X360.jpg

Embalados pelo delírio de suas utopias, cometeram crimes, alguns até hoje inexplicáveis, imaginando substituir governos “entreguistas” que julgavam a serviço do Imperialismo Americano , por outros “salvadores” que implantariam a ditadura do proletariado. Não mediram consequências e cumpriram , com disciplina religiosa ,os cânones determinados pela matriz sediada em Moscou.

O insucesso de suas inúmeras investidas na América Latina e, em particular no Brasil, os levaram a adotar estratégia menos cruenta . Cooptados por uma militância perseverante e fanática, passaram , através de orquestração bem conduzida , a divulgar os preceitos sugeridos por Antônio Gramsci, filósofo marxista italiano. Pela difusão e colocação em prática dos mencionados princípios dominaram o magistério universitário, os sindicatos e setores expressivos do clero e da imprensa.

Nossos estudantes e trabalhadores, anteriormente massacrados pela propaganda soviética, passaram a conviver e a receber de maneira coordenada e silenciosa os novos ensinamentos da Cartilha Gramscista.

Paralelamente à difusão desses princípios, retirar a participação e a interferência do segmento militar das decisões políticas seria o objetivo seguinte. De forma planejada o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, adepto e arauto em sua juventude do maldito credo, propôs ao Congresso Nacional a criação do Ministério da Defesa, indicando para a nova pasta recém criada, políticos inexpressivos que não possuíam a menor condição de exercer essa nobre tarefa. Não conseguiu , contudo, dissimular sua principal intenção: retirar das mesas de decisão o segmento militar, que nos mais importantes momentos da nacionalidade brasileira sempre esteve presente.

Diante dos resultados desastrosos do sistema que vigorava no Império Soviético e em seus satélites, no mundo todo, e depois da queda do muro de Berlim, esses mesmos políticos, atordoados com o fracasso evidente de suas teses salvadoras, há anos escondem-se, cada um à sua maneira, por trás do mais badalado e conhecido biombo da história: O SOCIALISMO REAL- segundo seus seguidores, o último estágio que antecede a Sociedade ideal e sem pecados- A COMUNISTA.

A realidade, todos sabemos, foi muito diferente do que imaginavam. Sem respostas consistentes para explicar o fracasso, utilizam-se de repetidas justificativas para convencer os incautos da justeza de suas infelizes decisões. Não admitem jamais reconhecer o desacerto de suas escolhas juvenis.

Ao revés do bom senso, continuam trilhando os mesmos caminhos ; basta ver o apoio dado às loucuras do vizinho bolivariano e as desastradas decisões de nossa diplomacia ,conduzida pelo comissário político de plantão, com o mesmo viés ideológico, ao imiscuir-se em questões sensíveis que dizem respeito à soberania do povo hondurenho ou alinhar-se com a perigosa pretensão iraniana na questão nuclear.

Para o pleito que se avizinha, em 2010, os brasileiros que discordam desse rumo ,pelo jeito não terão escolha: ou anulam o voto ou sufragam um entre os políticos até agora anunciados, todos nuances mais ou menos descoloridas da mesma facção.

Sem dúvida, uma tática inteligente que se encaixa perfeitamente com a omissão dos homens honrados ; com a concordância alienante de expressivo contingente de indivíduos favorecidos pelas benesses do estado provedor e por uma sociedade apática e desfibrada representada por políticos medíocres e interesseiros.

O pior é que do outro lado do Biombo estamos todos nós.
Carlos Augusto Fernandes dos Santos
Movimento Verde e Amarelo