Para driblar censura, blogueiros apostam na troca de informações
Redação Portal IMPRENSA
O jornalista Fábio Pannunzio, cujo Blog está impedido judicialmente de publicar informações sobre a esposa do suposto chefe de uma quadrilha internacional, que fraudava concessão de vistos para trabalho temporários nos EUA, propôs troca de informações com blogueiros para driblar a censura.
A intenção do jornalista, repórter de política da Band, é permutar informações com páginas que também tenham restrições quanto à publicação, para que dados continuem sendo divulgados.
Por decisão da 2ª Vara Cível de Curitiba (PR), Pannunzio está proibido de citar o nome da esposa de Alexandre Fernandes, preso na última segunda-feira (7) por meio da "Operação Anarquia".
Na ação, foram detidas 11 pessoas em quatro estados do país, suspeitas de formação de quadrilha e estelionato.
A autora da ação contra o repórter está foragida da Justiça e teria participado do início do esquema na República Dominicana.
A determinação judicial prevê multa diária no valor de R$ 500 em caso de descumprimento.
Em sua página na internet, o jornalista ressalta que, ao criar o blog, a intenção era se abster de restrições às informações publicadas.
"Não quero que nenhum tipo de conveniência crie amarras para o conteúdo aqui veiculado.
Portanto, estou sendo obrigado a retirar momentaneamente do ar as matérias sobre a quadrilha internacional desbaratada pela Interpol que eu venho denunciando há nove meses.
A multa de R$ 500 seria mortal para mim, que tenho que arcar com todos os custos eles incluem os salários de dois repórteres, além do tempo que eu despendo produzindo conteúdos editoriais", escreveu Pannunzio.
A proposta do jornalista é endereçada ao blog de Alcinéia Cavalcanti, impedido de publicar informações após ação do senador José Sarney (PMDB-AP) e aos matogrossenses Adriana Vandoni, autora da página "Prosa e Política", e Enock Cavalcanti, do blog "Página do E".
Os dois últimos, por decisão do juiz da 13ª Vara Cível do MT, estão proibidos de citar o nome do deputado José Geraldo Riva (PP), alvo de 92 ações no Ministério Público.
"Como as decisões dizem respeito ao que é veiculado em cada um de nossos sites, a veiculação do mesmo material em outro local -pelo menos no meu caso - não poderia ser entendida como desobediência.
Penso que poderíamos ceder uns aos outros espaços para publicação do material que nós mesmos não podemos fazer, mas que os outros podem", postou o jornalista.
Segundo apurou o Portal IMPRENSA, até o momento Alcinéia Cavalcanti e Enock Cavalcanti não se manifestaram sobre a possível troca de informações em seus blogs.
Já Adriana Vandoni decidiu aceitar o pedido feito pelo repórter da Band.
"Hoje Pannunzio fez uma proposta em seu blog:
a permuta da censura.
Ele não pode falar da moça, mas eu posso.
Eu não posso falar do Riva, mas ele pode.
Permuta aceita", postou.
Veja também :
Leia aqui
Quem é Deise Zuqui
o que você não pode ler no blog do Pannunzio e lá o que você não pode ler no Prosa e Política-
Eu não posso falar do Riva, mas ele pode.
Permuta aceita", postou.
Veja também :
Leia aqui
Quem é Deise Zuqui
o que você não pode ler no blog do Pannunzio e lá o que você não pode ler no Prosa e Política-