"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 12, 2013

Endividamento das famílias sobe para 53,8%



A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), mostrou que o endividamento das famílias ficou em 53,8% em dezembro, ante 52,1% em novembro.

Ainda de acordo com o levantamento, o índice de famílias com contas em atraso aumentou para 16,8%, após ficar em 14,8% no mês anterior.

A Fecomércio-SP também informou que o crescimento do número de famílias endividadas foi de 8% em 2013, ante 2,8% em 2012. Segundo o diretor executivo dá entidade, Antonio Carlos Borges, a trajetória de alta do endividamento é um dos fatores que embasam uma perspectiva cautelosa para a atividade varejista no ano que vem. 

"Um aumento do nível de desemprego ou uma queda da renda real pode se transformar em dificuldade de pagamento. Qualquer insuficiência das variáveis econômicas que levam as pessoas a se endividar é perigosa. Isso preocupa para 2014", disse Borges.

A boa notícia, segundo o diretor da Fecomércio-SP, é que o valor médio das dívidas vem caindo. "Apesar de continuar assumindo dívidas, o consumidor brasileiro está mais consciente."

Gabriela Lara
O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: