"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 12, 2013

PETEBRAS : o retrato da destruição

http://1.bp.blogspot.com/_PMdGU4VRGoA/TM4L-y62TgI/AAAAAAAAAdw/CTaIA4WJoVw/s640/dilmaeleita.jpg

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras. 

Com isso em mente, ofereço aos leitores esse retrato da destruição de valor da Petrobras durante o governo Dilma. Trata-se da razão entre as ações da “nossa” estatal e o índice de empresas do setor de energia nos Estados Unidos (os principais nomes são Exxon e Chevron).
 
Colocando ambos em base 100 no começo de 2010, eis o que temos hoje: a Petrobras vale apenas cerca de 20% do que valia em relação ao XLE! Em outras palavras, a estatal brasileira perdeu algo como 80% de seu valor em comparação com uma cesta de empresas americanas do mesmo setor! 


É ou não é um espanto?

Agora, se o leitor quiser, ele pode continuar batendo no peito, com orgulho, e repetir que o petróleo é nosso.
Mas ao menos ele terá uma leve ideia de quanto isso custa para o país.

Principalmente se ele for um dos felizardos acionistas por meio do FGTS…


Via : Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: