"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 23, 2013

E NO PAÍS DO "povo recebeu tanto nos últimos dez anos que agora quer ainda mais." SEGUNDO A GERENTONA 1,99 : Semestre termina com maior taxa de cheques devolvidos desde 2009


O percentual de cheques devolvidos no primeiro semestre cresceu para 2,08% do total compensado ante taxa de 2,07% no mesmo período de 2012. O índice foi o maior apurado para uma primeira metade de ano desde 2009, informou a Serasa Experian nesta terça-feira (23).

Apesar de o volume de devoluções ter sido menor na comparação anual, 8,65 milhões de cheques contra 9,49 milhões no primeiro semestre de 2012, o total compensado caiu de 458 milhões para 416 milhões de cheques.

Segundo a Serasa, a inflação mais alta explica esse cenário, pois diminui o poder de compra do trabalhador, cuja renda já está comprometida com prestações. A falta de planejamento nos financiamentos, nas compras parceladas com cheques pré-datados, mais difíceis de se renegociar, são outros fatores que explicam o resultado.

Em junho apenas, o índice de devoluções foi de 1,94% ante 2,15% em maio e 2,02% em junho de 2012.

O Estado com maior nível de cheques devolvidos no semestre foi Roraima, com 11,16% do total compensado, quase seis vezes superior à média nacional de 2,08%. São Paulo e Rio de Janeiro tiveram índices de 1,48% e 1,57%, respectivamente. 

Folhainvest

Nenhum comentário: