"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 25, 2013

SEM "MARQUETINGUE" E NA MOITA : PETEBRAS DOS FARSANTES E GERENTONA FALSÁRIA(QUEBRA 1,99) : ABANDONA POÇO APÓS ACIDENTE COM SONDA NO AMAZONAS

O principal alerta da natureza sobre os perigos da exploração de petróleo nas áreas de mar re­volto no entorno da foz do Rio Amazonas ocorreu no fim de 2011, quando uma sonda de per­furação a serviço da Petrobrás foi arrastada pela correnteza.

Não houve vítimas, mas os ris­cos à integridade física da tripula­ção, do equipamento e à seguran­ça ambiental de uma região de ecossistema tão importante e particular, levaram a companhia a abandonar o poço em 2012.

O acidente ocorreu durante o processo de perfuração de poço exploratório no bloco BM-FZA-4, em acumulação batizada de Oiapoque, referência à última cidade do território brasileiro antes da Guiana Francesa.

Com o abandono do poço e as dificuldades para cumprir prazos contratuais de atuação no bloco, a Petrobrás solicitou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) pror­rogação do período previsto para o plano exploratório.

O desastre só foi revelado pela Petrobrás em setembro de 2012, na conferência Rio Oil & Gás, no Rio. Na época, o diretor de Explo­ração e Produção, José Formigli Filho, procurou minimizar o episó­dio e limitou-se a dizer que a son­da tinha sofrido forte pressão da correnteza e inclinado, sem ter se soltado da ancoragem.

Poço é abandonado após acidente com sonda no Amazonas
O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: