"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 04, 2013

O BRASIL CONTINUA NA UTI

 
É preocupante a situação econômica da União e dos Entes federados. Há uma crise de autoridade em todos os níveis da federação.

É evidente a impotência do sistema de segurança com o desafio, permanente, do crime organizado e das falcatruas que pipocam na administração pública, em todos os níveis da federação.

As leis são negligenciadas e a impunidade é generalizada, com cerca de 250 mil criminosos condenadas em liberdade, por carência do sistema carcerário. Tudo isso vem desnudando o desgoverno que impera nos seus três níveis,especialmente, no plano federal.

A taxa de crescimento econômico do País é a menor dos últimos 50 anos.

A nossa taxa decrescimento atual é a metade das taxas da economia russa, um terço da indiana e menos de um quarto da chinesa, quando no período dos governos dos generais, por mais de 20 anos, consecutivos, nossas taxas de crescimento eram as maiores dos países emergentes - BRIC ( Brasil,Rússia,Índia e China), chegando a 11% aa.

Nos últimos 50 anos , em média, estamos crescendo a baixo da taxa média de crescimento mundial, que é de 3,5%a.a, e agora mesmo, atrás das taxas de crescimento da Argentina, Chile e Peru.

Nossa taxa de inflação está muito fora do índice programado pelo governo, ameaçando o nosso superávit primário, a arrecadação de recursos, comprometendo tanto os parâmetros da macroeconomia, como os programas Casa Minha Vida, Brasil Carinhoso, Credito Fácil, etc.

Isto tem levado a cortes nos orçamentos da maioria dos Ministérios, inclusive o de Saúde e da Defesa, apenas para citar dois, que têm sofridos sérios cortes, na forma de contingenciamento.

Como principais problemas da caótica administração do governo federal são apontados mais de uma dezena, tais como – a falta de um Plano Estratégico Nacional para orientar todas as potencialidades e esforço da Nação (nos campo material, humano e tecnológico); precárias condições da infraestrutura, especialmente, do sistema viário, aéreo e portuais ; os altos custos da energia, transportes e das comunicações; a pesada carga tributária, sendo uma das maiores do mundo ( 36% do PIB); graves carências na educação, com vulnerabilidades na formação de mão de-obra, de técnicos, de especialistas e principalmente de cientistas; baixíssima massa de tecnologia competitiva.

Tudo isto torna o Custo Brasil um dos maiores do mundo, roubando-nos a competitividade em face do mercado internacional.

Em fim, temos que enfrentar todos esses gargalos para sobrevivermos neste mundo globalizado abastecido com uma produção de baixo custo e sem possibilidade de competição, altamente tecnológica, além de abundante no mercado internacional.

O incrível é que temos um gasto astronômico com 20.000 ou mais de medíocres para empregar compromissos políticos. Há uma pergunta a ser feita: quantos destes DAS federais, estaduais e municipais o povo tem que pagar?

O povo iludido com as políticas populistas, com as possibilidades de pleno emprego, especialmente, nas obras prometidas com vista ao campeonato mundial de futebol e as Olimpíadas Mundiais programadas para 2014 e 2016, aparentemente, não ver o descalabro da administração pública, com desvio dos recursos do Tesouro, através da corrupção ativa e passiva dos agentes públicos, dos peculatos e até lavagem de dinheiros, com as mais diversas motivações, como ficou provado na Ação Penal 470, julgada pelo STF, envolvendo a alta administração politica e executiva do país e, agora, ratificado com os escândalos do Pessoal do Escritório da Presidência da República em São Paulo, Petrobrás, BNB etc.

O povo está alheio às ameaças a nossa frágil democracia, quando o Executivo pela cooptação de parlamentares quer por compra mercantil, quer pela distribuição de favores, quer pela liberação de verbas de suas emendas parlamentares no orçamento, quer pela distribuição de cargos nos Ministérios e nas empresas onde o governo tem “assento”, etc. , transforma o Poder Legislativo em mero coadjuvante de suas políticas de perpetuação no Poder, perdendo a democracia um dos seus pilares fundamentais, quer na preparação de leis de interesse da Nação, quer como Instituição fiscalizadora dos Poderes Executivo e Judiciário.

OLHE COM CUIDADO ESTES Nº, QUE PROVAM AS VERDADES ACIMA.

                                                2002   2010      2011
DIPM                                       558,9   1.603,9   1.783,1
DIPBC                                     282,1      694,0     734,3
DEL                                        262,9        90,1        83,3
DTL                                      1.103,9    2.388,1   2.600,7
DIPM: Dívida Interna em Poder do Mercado
**DIPBC: Dívida Interna em Poder do B C
***DEL: Dívida Externa líquida
****DTL: Dívida total líquida (interna e externa) (Dados de Ricardo Bergamini)

DE JAN DE 2003 ATÉ DEZ 2012 PAGOU-SE DE DIVIDENDO, JUROS E ETC. A IMPORTÂNCIA DE : R$4.763 QUATRO TRILHÕES, SETECENTOS E SESSENTE E TRÊS BILHÕES DE REAIS OU SEJA: R$4.763.000.000.000,00 NO GOVERNO DO PT (FONTE GOOGLE)

O BRASIL CONTINUA NA UTI doc. 2 - 2013(JAN de 2013)
ESTAMOS VIVOS! GRUPO GUARARAPES! PERSONALIDADE JURÍDICA sob reg. Nº12 5893. Cartório do 1º Registro de Títulos e Documentos, em Fortaleza. Somos
1.837 civis – 49 da Marinha - 479 do Exército – 51 da Aeronáutica; 2.416
RP: batistapinheiro30@yahoo.com.br

Nenhum comentário: