"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 21, 2012

O grande circo místico

No Brasil, golpistas tentam derrubar ex-presidente.

A piada é boa, mas a coisa está feia.

O ministro Gilberto Carvalho já avisou que o bicho vai pegar e Zé Dir­ceu quer a militância nas ruas para defender Lula e o PT.

De Paris, Lula já rosnou que vai voltar a percorrer o Bra­sil com suas Caravanas da Cidadania, como fez nos anos 90, para falar direto com o povo sobre o país maravilhoso que construiu e a herança maldita que recebeu, para satanizar as elites, a direi­ta, a mídia e a Justiça.
Ou para desmen­tir que protegeu Rose Noronha e os ir­mãos Vieira?

Qual será a motivação da caravana, seu apelo ao público, seus slogans e palavras de ordem? Com alguma ironia, talvez possa se chamar Caravana da Verdade, e sirvapara dizer que são mentiras todas as acusações.

O mais difícil é imaginar mul­tidões lotando as praças, sem um show de graça de um artista popular ou sorteio de um carro, só para ver Lula falar bem dele mesmo e mal de seus adversários.

Lula ama o palanque, é seu habitat natural, seu altar, onde se sente me­lhor do que nos gabinetes, nos palácios ou nos parlamentos, porque só tem que falar, esbravejar e gritar - o que ele mais sabe e mais gosta de fazer.

Para um ser mitológico metade homem, me­tade palanque, diante da multidão amestrada, não há compromisso com a lógica e a verdade, todas as bravatas são bem-vindas, todas as demagogias são aplaudidas, sem responsabilidades nem consequências.

Sem estar em campanha por algum cargo, ou causa, a não ser ele mesmo, Lula vai precisar da "mídia golpista" para dar dimensão nacional à sua lu­ta contra... a "mídia golpista".

Por­:
que se depender só da TV Brasil e dos blogueiros estatizados, só a militân­cia vai ficar sabendo.

As velhas elites já estão acostuma­das a apanhar de Lula, a doar para suas campanhas, e a se dar bem nos seus governos, mas as novas elites sindicais e partidárias não estão preo­cupadas com as velhas, são progres­sistas, estão ocupadas com seu pró­prio progresso.

À direita, como se sabe, ou não exis­te no Brasil, ou então é tudo que con­traria qualquer opinião do Zé Dirceu.

 O maior perigo da caravana é vi­rar circo.

Nelson Motta 

Nenhum comentário: