"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 20, 2012

EM REPÚBLICA TORPE, GOTAS DE SINCERIDADE?


Como rachaduras em um gigantesco reservatório de cinismo, começaram a pingar gotas de sinceridade em áreas distintas do governo. O mais recente surto de realismo de uma autoridade, verbalizando o que a sociedade já sabia, mas o discurso oficial não reconhecia, também deverá se confirmar como contribuição para o país enfrentar seus problemas na dimensão que eles têm.

Depois de o Planalto repreender várias vezes os que confirmavam a existência de apagões ou apaguinhos, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, acabou indo além da inútil batalha semântica e atestou que a malha de transmissão requer, sim, investimentos bilionários para ser robusta de fato. 
E mais: 
o caixa federal não suporta a tarefa de dar fornecimento seguro de eletricidade para todos.

Isso requer, na avaliação do responsável pela estabilidade da distribuição das cargas, custos adicionais à conta de luz. A declaração veio no mesmo momento que a própria presidente Dilma Rousseff faz tudo pela modicidade tarifária e depois de transcorrer ao longo do ano quase 90 “perturbações do sistema”, um dos vários eufemismos adotados no lugar de blecautes.

Outros corações sinceros se abriram no poder. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tem declarado que a dinheirama do pré-sal precisa ter bom uso para não engordar a máquina pública, afirmação memorável para um líder petista. 
Ele também tem discursado em favor de mais qualidade no ensino, sobretudo o fundamental, ressaltando que a maior concessão de canudos universitários não significa necessariamente um país mais instruído. Nota 10. 
A mesma vale para a presidente quando diz que o ensino médio tem “números estarrecedores” e falta mais português e matemática na sala de aula.

Muito antes de o espírito natalino bater às portas da Esplanada dos Ministérios, a onda de declarações verdadeiras começou com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao se referir ao complexo prisional brasileiro. “Prefiro morrer a ir preso”, declarou. O debate em torno da falência de décadas das cadeias ganhou o reforço de que precisava.

Falta ouvirmos “revelações” no que se refere à independência do Banco Central, às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) etc. etc. etc.

Sílvio Ribas Correio Braziliense

Nenhum comentário: