"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 28, 2012

Nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe, diz Roberto Jefferson sobre pena

O presidente nacional do PTB e ex-deputado federal, Roberto Jefferson, comentou rapidamente em seu blog a pena imposta a ele pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi condenado a sete anos e 14 dias de prisão - em regime semiaberto - além do pagamento de R$ 720,8 mil, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Sobre o julgamento no STF. Do ex-primeiro-ministro inglês Benjamin Disraeli - Never complain, never explain, never apologise (literalmente, nunca se queixe, nunca se explique, nunca se desculpe), escreveu o ex-deputado no blog.

Após a fixação da pena, o advogado do petebista, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, disse que não está satisfeito com a decisão do Supremo de reduzir a pena imposta ao seu cliente. O advogado disse que a expectativa dele era de absolvição e que depois do julgamento vai recorrer da decisão.

Enquanto os ministros do Supremo decidiam sua pena pelo envolvimento no caso do mensalão, o petebista usou o Twitter para falar de outros temas e não tocou no assunto do julgamento. Somente depois que a pena foi fixada, ele postou a mensagem no blog.

Em três mensagem publicadas enquanto ocorria o julgamento, o presidente do PTB publicou links de seu blog, para textos em que comenta a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que prendeu seis pessoas e indiciou mais 12 sob acusação de participação em um esquema de fraudes de pareceres técnicos em agências reguladoras e órgãos federais.

No lugar dos investigados irão os ministros ao Congresso, tática usada quando da faxina feita por Dilma no ano passado, escreveu Jefferson em uma das mensagens, referindo-se à convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que ocorreu após um acordo com o governo.

De ex-secretária, ex-mulher e ex-motorista os escândalos estão sempre cheios e Rose cabe em uma destas categorias, disse ele em outro post.

Já depois de a pena ter sido fixada, Jefferson postou nova mensagem, novamente sem tocar no tema do mensalão:

Que Dilma mantenha a rapidez e mostre que abandonou de vez a mania que Lula tinha de demorar com as indicações do STF.

Em outra mensagem, Jefferson postou que a quadrilha desbaratada pela Operação Porto Seguro atuou em outros ministérios, como a Secretaria de Portos e Itamaraty.

Jefferson, que se recupera de um câncer no pâncreas, não passa por sessão de quimioterapia esta semana, segundo sua assessoria. Ele está em sua casa no município de Levy Gasparian, no interior do Rio.

Nenhum comentário: