"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 28, 2012

Como o endividamento das famílias evoluiu no último ano

O gráfico abaixo, feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostra a evolução do endividamento das famílias desde agosto do ano passado até agora. Estava em nível mais alto, como se vê, depois foi reduzindo, voltando a subir nos últimos meses.

Em agosto, o percentual de famílias com dívidas chegou a quase 60%, crescendo em relação ao mês anterior (57,6%), mas ainda abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado (62,5%).

- Em agosto, o número de famílias que relataram ter dívidas voltou a aumentar, alcançado o maior patamar do ano de 2012, sem, contudo, ultrapassar o nível observado no mesmo período de 2011. As políticas de estímulos ao crédito e à aquisição de bens duráveis continuam exercendo impacto moderado sobre o número de famílias endividadas - diz a nota da CNC.

Segundo a pesquisa da instituição - feita em todas as capitais e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores - também aumentou o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso entre julho e agosto (de 21% para 21,3%).

A boa notícia é que a proporção de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas em atraso recuou um pouco, de 7,3% para 7,1%, nesse período.

Valéria Maniero/O Globo

Nenhum comentário: