"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 16, 2012

E NA PU..LÍTICA ! Cada um com seu telhado


Quem não tem nenhum pecado que atire a primeira pedra. Nas três cidades onde a disputa pela prefeitura está nacionalizada e tem rendido brigas, candidatos usarão fragilidades alheias para atacar adversários.

Em Belo Horizonte, no Recife e em São Paulo, a troca de acusações passa falta de habilidade e problemas na Justiça.

Na campanha de Belo Horizonte, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) e o ex-ministro Patrus Ananias (PT), ao partirem para o confronto, terão de explicar pontos que podem acabar os atrapalhando.

No Recife, a campanha do petista Humberto Costa se valerá da crise com o PSB para acusar o candidato do partido de traição.

A princípio coligado do PT, a legenda de Eduardo Campos (PSB) desistiu de indicar um vice e lançou Geraldo Júlio. Um carro de som já está circulando pelas ruas tocando a música que diz "você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão", numa referência à relação política entre Campos e Luiz Inácio Lula da Silva.

O PSB também se aproveitará da mesma crise para tentar atacar Humberto. Geraldo Júlio usará a desorganização do PT que — depois de anular prévias realizadas na cidade entre o atual prefeito, João da Costa, e o deputado federal Maurício Rands — optou por Humberto Costa.

Em São Paulo, as brigas também já começaram.

Enquanto o petista Fernando Haddad ainda precisa explicar a foto com Paulo Maluf, José Serra (PSDB) e Celso Russomano (PRB) enfrentam processos na Justiça pedindo a impugnação das candidaturas por problemas com documentação e suposto não pagamento de multa eleitoral.

Juliana Cipriani Correio Braziliense
Colaboraram Juliana Braga e Leandro Kleber

Nenhum comentário: