"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 29, 2012

Gurgel encaminha ao MPD-DF representação contra Lula

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou nesta terça-feira ao Ministério Público Federal do Distrito Federal a representação criminal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentada pelos partidos de oposição. Segundo Gurgel, como Lula não tem mais foro privilegiado, não cabe à PGR analisar o caso.

Na segunda-feira, líderes do PSDB, DEM, PSOL e PPS representaram contra o ex-presidente, acusando-o de praticar os crimes de tráfico de influência, coação no curso do processo penal e corrupção ativa pela suspeita de ter feito pressão junto ao ministro Gilmar Mendes para que o Supremo Tribunal Federal (STF) adiasse o julgamento do escândalo do mensalão.

Segundo reportagem publicada no último final de semana, o ex-presidente teria oferecido proteção na CPI do Cachoeira ao ministro em troca de adiamento do julgamento do mensalão na Corte.

Lula divulgou nota na segunda-feira dizendo-se indignado e negando o teor do diálogo com o ministro do Supremo. Admitiu, porém, ter se encontrado com o ministro no escritório de Nelson Jobim. Nesta terça-feira, Gilmar Mendes voltou a falar do assunto e acusou o ex-presidente de centralizar a divulgação de informações falsas sobre ele.

O Globo

Nenhum comentário: