"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 29, 2012

brasil 100/200/300%... - MERCEDES- BENZ : Pela primeira vez em sua história de mais de 50 anos no Brasil vai suspender 1,5 mil contratos de trabalho no ABC Paulista

A Mercedes-Benz anunciou nesta terça-feira que vai suspender por até cinco meses o contrato de trabalho de 1,5 mil funcionários na fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

A montadora usa o mecanismo, conhecido como "lay off", pela primeira vez em sua história de mais de 50 anos no Brasil.

Desde fevereiro, a empresa negociava com o sindicato local uma alternativa para adequar sua produção à queda observada no mercado de caminhões nos cinco primeiros meses do ano.

A iniciativa, adotada em 1999 pela Ford no ABC, foi anunciada por representantes da montadora e do sindicato dos metalúrgicos como uma saída para evitar o corte de um contingente excedente estimado em 1,5 mil trabalhadores. A suspensão começa a valer no dia 18 de junho e vai até 17 de novembro.

O mecanismo, previsto na legislação trabalhista, não afeta o período de aquisição de férias, 13º salário e outros direitos do trabalhador, incluindo reajustes salariais e plano de saúde. Mas tanto o FGTS quanto o INSS não serão recolhidos enquanto o lay-off estiver em vigor.

O salário será bancado, em parte, por recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), que vão responder por R$ 1,16 mil do total recebido. O restante será pago pela Mercedes-Benz. Não há redução de salários dentro do programa.

Na média, cada trabalhador da montadora recebe em torno de R$ 2,8 mil, já excluído da conta o recolhimento de FGTS e INSS.
A Mercedes informou que vai definir nos próximos dias os profissionais envolvidos na medida.

O Globo

Nenhum comentário: