"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 11, 2012

E NA REPÚBLICA TORPE DAS NEGOCIATAS : INSEPULTO ! Preocupação com Pagot

O Palácio do Planalto dá sinais de preocupação com o depoimento que o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antonio Pagot poderá prestar à CPI do Cachoeira.

Ontem, lideranças do PR, partido ao qual Pagot era filiado até cerca de um mês atrás, estiveram no Planalto para discutir o assunto. Durante a conversa, ministros palacianos foram avisados de que Pagot será convocado à comissão para prestar esclarecimentos sobre denúncias que fez em entrevistas contra dir igentes do PR.

A ideia é fazer com que Pagot recue das acusações de que Valdemar da Costa Neto (PR -SP), um dos chefes da legenda, teria atuado para beneficiar a Delta.

O temor do Planalto é que Pagot envolva o governo federal no furacão.

Segundo interlocutores, Pagot teria informações sobre arrecadação para campanhas de pessoas-chave do governo e estaria disposto a revelar à CPI como funcionavam esquemas no Dnit. A cúpula do PR se comprometeu a tentar acalmar o ex-diretor do Dnit, mas avisa que será cobrada uma fatura.

A legenda já avisou que a indicação da presidente para que o ex-senador Cesar Borges (PR-BA) substitua Ricardo Oliveira na vice-presidência de Governo do Banco do Brasil não contempla o partido. O pleito do PR continua sendo retomar o controle do Ministério dos Transportes.

JÚNIA GAMA Correio Braziliense

Nenhum comentário: