"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 19, 2012

" O Congresso tem razão para criar a CPI " , diz Demóstenes

Cumprindo a promessa de retomar sua atividade parlamentar, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) compareceu novamente no plenário do Senado na tarde desta quinta-feira.

O senador goiano deu razão ao Congresso na criação da CPI do Cachoeira, que terá como um dos focos sua relação com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Demóstenes disse ainda que não assinou o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito porque não faz "falso heroísmo" e porque é uma pessoa "coerente".


A revelação das conversas telefônicas, gravadas com autorização da Justiça, entre Demóstenes e Cachoeira causou impacto justamente pela falta de coerência entre a imagem pública adotada pelo senador goiano, o de paladino da moralidade, e seus supostos negócios com um bicheiro.

Além da CPI, Demóstenes enfrenta investigação preliminar do Conselho de Ética do Senado, que deve abrir processo contra ele por quebra de decoro.
A pena máxima, se for considerado culpado, é a cassação.


- O Congresso tem razão para criar a CPI - afirmou Demóstenes.

Questionado se assinou o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito, ele respondeu irritado:
- Não faço falso heroísmo. A vida toda fui coerente. Que finalidade teria eu assinar? - disse ele, arrematando que "obviamente" será convocado para depor na CPI.

Como a rotina adotada por ele vinha sendo a de se esconder, marcando presença em plenário pela manhã, quando não há sessão, as aparições de Demóstenes ainda causam surpresa no Senado. Mas, pelo visto, elas se tornarão frequentes a partir de agora.

- É minha Casa. Fui eleito para isso - afirmou Demóstenes.


Nenhum comentário: