"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 23, 2012

PARA O "POVO ORDEIRO, PACÍFICO E OTÁRIO" : EXIGIR DECÊNCIA É CRIME?

Diga, sinceramente, quanto você daria, do seu bolso, para ajudar a eleger mensaleiros e aloprados? Se tiver algum juízo, sua resposta certamente será: "Nenhum centavo".

Infelizmente, caro eleitor, é grande o risco que você, eu e todos os brasileiros corremos de ver essa gente, mesmo que não queiramos, meter a mão no nosso dinheiro, aquele que o governo nos arranca compulsoriamente por meio de impostos, para fazer campanha eleitoral.

A proposta de financiamento público das eleições está na reforma política que, sob os auspícios do PT, nossos estimados parlamentares tentam aprovar em comissão especial na Câmara dos Deputados.


Por acaso você se lembra daquele partido que prometia acabar com a corrupção e os maus costumes no Brasil no dia em que chegasse ao poder? E, certamente, você também sabe no que aquela promessa deu...

Nunca antes o país testemunhou tantas cenas explícitas de saque aos cofres públicos.

À direita, à esquerda, ao centro: os escândalos se multiplicam. Deixam rastros. Recibo de depósito em conta. Mas nem mesmo filmagens dos atos de corrupção são suficiente para acabar com a impunidade.

Essa gente, que rouba até lanche de criancinhas, já nem se envergonha. Quando os podres vêm à tona, como vocês já sabem, a culpa é sempre da "imprensa golpista".

Agora, os espertos dizem que o financiamento público acabará com o caixa dois. Você acredita?

Pois é...
O pior é que, a cada dia, a gente olha para um lado, para o outro, e só se decepciona. Por que não deixar o financiamento exclusivamente por conta do eleitor pessoa física?

Sim, o cidadão é que teria de ser convencido de que o político merece seu dinheiro e faria a doação. Sei a resposta:
porque pouquíssimos candidatos iriam receber algum trocado.

E por que não acabar com o voto obrigatório?
Também sei:
porque são raros, no Brasil, os políticos que conseguiriam convencer um eleitor a ir às urnas.


Como não têm quase nenhuma credibilidade, eles abusam da paciência desse "povo ordeiro e pacífico" que seria o brasileiro. Ou, em outras palavras, "desse otário" que só serve para bancar a farra.

Enquanto eles se refestelam com casa, comida, carro, gasolina, avião e dinheiro para contratar apaniguados, o contribuinte, que tudo paga, é humilhado.
Obrigado a pôr o filho em escolas de péssima qualidade, a enfrentar filas nos hospitais sucateados do SUS, a andar em transporte público capenga, a rodar em estradas esburacadas.

Até o dia em que criar vergonha nas cara, sair às ruas e exigir decência dos nossos políticos. Nem que fosse só um pouquinho de decência.
Seria pedir demais?

Plácido Fernandes Vieira Correio Braziliense

Nenhum comentário: