"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 12, 2012

E NA CASA "DUS ISPETACULUS"! TENSÃO NA REPÚBLICA TORPE : BUFÃO VAI FALAR DA CRISE ECONÔMICA E... TALVEZ DA CASA DA MOEDA.

Em meio à pior crise que já enfrentou no relacionamento com a base aliada, a presidente Dilma Rousseff tem, nesta semana, teste de fogo no Congresso com o depoimento do ministro da Fazenda, Guido Mantega, à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).

Mantega foi convidado pela comissão oficialmente para falar sobre a situação econômica do país em um cenário de crise internacional.

Mas sua presença no Senado amanhã é vista pelo Planalto como um flanco aberto para ataques no setor mais sensível do governo, a equipe econômica.

Os possíveis questionamentos sobre a crise instalada entre o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e o da Previ, Ricardo Flores, e sobre o episódio da demissão do presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci, são as principais preocupações do Planalto.

Ele foi exonerado em janeiro deste ano por suspeita de receber propina e fazer remessas de dinheiro a duas empresas abertas no exterior em seu nome e no nome de sua filha.

Mantega, na ocasião, atribuiu a indicação do acusado ao PTB, gerando atrito entre a sigla e o governo.

No mesmo dia, Dilma irá ao Senado receber o prêmio Bertha Lutz, concedido pela Casa a mulheres que contribuíram para a ampliação dos direitos e do espaço da mulher na sociedade.

Na semana passada, o Senado protagonizou o que, até agora, é considerado o episódio mais grave da rebelião aliada contra Dilma ao rejeitar a recondução de Bernardo Figueiredo, ao cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na Câmara, o clima não é menos tenso.
Com a aprovação da Lei Geral da Copa e do Código Florestal em jogo, o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), já deixou claro que o andamento da agenda legislativa do governo, no momento, dependerá dos gestos que o governo fizer para atender demandas de sua base e, dessa forma, fazer arrefecer a rebelião aliada.

KARLA CORREIA Correio

Nenhum comentário: