"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 01, 2011

PLANO REAL FAZ 17 ANOS. BRASILEIROS FORAM FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO.

Dados do ano de 2009/Click e amplie a image

Há 17 anos, quando foi criado o plano Real, o Brasil amanheceu cheio de esperança. O país já tinha fracassado muito - em oito anos, tinha tido cinco moedas, seis planos econômicos e passado pela violência do Plano Collor - mas mesmo assim, torcia pelo sucesso do real.

O BC e o Banco do Brasil fizeram um trabalho logístico incrível para mudar o meio circulante do Brasil inteiro. Na manhã do dia 1 de julho de 1994, todo o país já tinha o novo dinheiro.
As pessoas saíam com máquina de calcular na mão para fazer contas.
Foi um
momento bonito, de mobilização.

(...)
Houve resistência econômica e monetária, foi isso que conquistou a moeda estável.
O governo de Itamar Franco fez a sua parte, o então ministro Fernando Henrique convenceu o governo e o país a tentar de novo. Lula foi importante na transição; era adversário, mas entendeu a vontade que se tinha de manter o real.

Agora, Dilma luta para manter a estabilidade da moeda.


Mas o grande ator foi o povo brasileiro, que queria uma moeda estável. Lutou por ele porque sabia que era o começo da construção de um projeto de país.

Hoje, o Brasil é respeitado, recebe investimentos, porque deixou para trás a hiperinflação e entrou em outra fase da sua história.

Míriam Leitão

Nenhum comentário: