"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 20, 2011

Cresce número de famílias com dívidas ou contas em atraso

O gráfico abaixo, feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostra que o percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso voltou a aumentar, chegando a 23,7% em julho, depois de ter caído para 23,3% em junho.

No mesmo mês do ano passado, a taxa estava abaixo desse patamar (22,8%).

Apesar da piora desse indicador, a percepção em relação à capacidade de pagamento melhorou: o número de famílias que declarou não ter condições de pagar seus débitos em atraso recuo de 8,4% para 8,1%.

A pesquisa mostra ainda que o percentual de famílias que declararam estar endividadas recuou de 64,1% para 63,5%, mas permanece em patamar superior ao do ano passado (57,7%).

- Observa-se desde o início do ano, uma redução nas concessões de novos empréstimos e, ao mesmo tempo, elevações nas taxas de juros e redução nos prazos. Contudo, observou-se também aumento nas concessões de empréstimos em modalidades com taxas de juros maiores e prazos mais curtos, como cartão de crédito e cheque especial, o que contribui para aumentar o comprometimento da renda familiar com encargos financeiros - diz a CNI.

Valéria Maniero/O Globo

Nenhum comentário: