"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 20, 2011

UM TIRO NO ESCURO ! O PREÇO DA A LENIDADE DIANTE DA CORRUPÇÃO : PROJETO DE PODER , NÃO DE GOVERNO.


Em artigo publicado no GLOBO, o correspondente do jornal espanhol "El País", Juan Arias, expôs sua perplexidade diante da letargia cívica que acomete a sociedade brasileira enquanto se multiplicam casos de corrupção.

O afastamento de dois ministros, Antonio Palocci e Alfredo Nascimento, em poucos meses de governo Dilma, seria motivo para alguma manifestação.
Até porque, antes de serem fatos isolados, constam de um longo ciclo de malfeitos na esfera pública.


É ainda mais estranha a passividade quando se considera - como levou em conta Arias - que este mesmo país já ocupou ruas e praças em defesa da volta das eleições diretas e pelo impeachment, por corrupção, do presidente Fernando Collor.

Nos últimos tempos, apenas atraem multidões, observou o jornalista, a defesa da liberalização da maconha, a luta contra a homofobia e igrejas evangélicas.
"Por que não reagem os brasileiros?" - é o título do artigo de Arias.


O fenômeno da inapetência política diante de assaltos aos cofres abastecidos com pesados impostos pelo contribuinte tem múltiplas raízes. A mais profunda deriva da bem-sucedida execução de um projeto de cooptação - com dinheiro público, claro - dos sindicatos, organizações da sociedade civil, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), e movimentos ditos sociais.
Todos convertidos em correias de transmissão do lulopetismo.


Repartida a máquina pública dentro da filosofia do toma lá dá cá do fisiologismo, couberam ao MST e satélites, por exemplo, o Ministério do Desenvolvimento e o Incra; e aos sindicatos, o Ministério do Trabalho, e por óbvio, respectivas verbas.

Assim, soube o lulopetismo desativar os motores de ignição clássicos de manifestações políticas. Até o 1º de Maio, data de reivindicações sindicais, foi convertido num dia de quermesses.


Afinal, as agremiações sindicais estão no poder. Na reedição sem retoques de uma política getulista, o governo Lula oficializou a existência das centrais, dando-lhes a chave do cofre do imposto sindical, um dinheiro de acesso fácil, recolhido compulsoriamente dos assalariados, e sem a necessidade de comprovação de gastos.

Tudo ao contrário do que defendia o "novo sindicalismo" nascido sob a liderança de Lula no final da década de 70.


Também não pode ser desprezado o efeito hipnótico do crescimento econômico com inflação sob relativo controle, embora alta. Acrescente-se o crédito farto - caro, mas com prestações a perder de vista - e estará pronto o cenário de tranquilidade para os inquilinos do poder.

Não é inédito.
Guardadas as devidas diferenças históricas, também no auge do "milagre brasileiro" a classe média não se opôs à ditadura militar, enquanto conseguia comprar no crédito direto o primeiro carro do filho recém-aprovado no vestibular.


Outro aspecto a ser considerado é que, com Lula, a partir de 2003, passou a ser aplicado um projeto de poder, não de governo. Em nome dele, tudo é válido - mensalões, aloprados, getulização do Estado, doação do Ministério dos Transportes ao PR e a Valdemar Costa Neto.

O silêncio literalmente vale ouro.

O Globo

Nenhum comentário: