"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 06, 2011

MARACUTAIA NACIONAL : Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.

A Polícia Federal prendeu ontem 16 pessoas - dez em Curitiba e as demais em Foz do Iguaçu, Acre, Mato Grosso e Brasília - acusadas de desviar verbas federais por meio de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). Segundo a PF, o rombo pode ultrapassar R$100 milhões em contratos de consultoria firmados com cerca de 20 municípios de Paraná, Santa Catarina, Acre, Mato Grosso e Distrito Federal.

- As Oscips fraudavam recursos com consultorias fictícias e as empresas, que supostamente prestavam serviços, eram de parentes e amigos - disse o delegado Fabiano Bordignon, que comandou a Operação Dejavu II.

O esquema incluía a simulação de contratos de prestação de serviço com empresas de consultoria de fachada, que geravam notas fiscais frias para falsas consultorias. Eram falsificados contratos, relatórios de serviços e de auditores independentes. Entre os presos, estão sócios das Oscips Agência de Desenvolvimento Educacional e Social Brasileira (Adesobras) e Instituto Brasileiro de Integração e Desenvolvimento Pro-Cidadão (Ibidec).

Segundo a PF, as fraudes tinham a conivência de um ex-funcionário do Ministério da Justiça e de um servidor concursado temporário, em processo de desligamento, segundo o Ministério da Justiça. O ministro José Eduardo Cardozo determinou a abertura de sindicância.

Ana Paula de Carvalho O Globo

VOCÊ SABE O QUE É UMA OSCIP?

Nenhum comentário: