"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 14, 2011

DEVOLVER O DINHEIRO? HUUMMHUUMMM, ENTÃO TÁ!

A Telebrás protagoniza um dos episódios mais nebulosos do governo anterior. Processada por um fornecedor, a VT UM, a estatal fechou, em 2006, um acordo pelo qual pagou 254 milhões de reais a essa empresa privada.

O valor foi arbitrado por peritos da VT UM e não foi questionado pela Telebrás. A VT UM pertence a Uadji Moreira, amigo de trinta anos do então ministro das Comunicações, Hélio Costa, a quem a Telebrás estava subordinada quando o acerto foi celebrado.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da União recorreu à Justiça para reaver o dinheiro. Em processo na 93 Vara da Justiça Federal de Brasília, a Procuradoria alega que o acordo infligiu ao Erário um prejuízo de, no mínimo 20 milhões de reais. A Procuradoria exige que a VT UM, Uadji Moreira e o então presidente da Telebrás, Jorge Mona e Silva, devolvam o dinheiro.

Nenhum comentário: