"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 12, 2011

A CASTA DA CASA DAS TOLERÂNCIAS.

A assessoria de Comunicação do Senado informou nesta terça-feira (12) que é superior a 1,2 mil o número de servidores da Casa dispensados da obrigação de bater o ponto todos os dias. O quadro funcional do Senado tem atualmente 6.018 servidores.

Segundo o órgão, o número vem aumentando com a decisão de senadores de liberar seus assessores do controle de jornada. Um levantamento deve ser divulgado ainda nesta terça para mostrar a realidade exata dos funcionários liberados da exigência.

Há dez dias, o Senado inaugurou o sistema de identificação biométrica do servidor para o ponto eletrônico. Nesta segunda-feira (11), o Boletim Administrativo de Pessoal do Senado publicou decisão do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que dispensou quase um terço dos funcionários de seu gabinete pessoal da obrigação de bater o ponto todos os dias.

Dos 26 funcionários do gabinete de apoio de Sarney, oito foram liberados. A assessoria do senador disse que a medida foi tomada de acordo com as regras da Casa, mas não deu detalhes dos motivos que levaram Sarney a dispensar os subordinados do sistema que a Casa considera tão eficaz.

Sarney justificou a medida na manhã desta terça afirmando que os servidores continuam a cumprir a jornada de trabalho normal, mas em horários diferenciados dos demais. Sarney acrescentou que tratam-se de funcionários encarregados em lidar com questões ligadas diretamente com assuntos do estado do parlamentar junto aos ministérios.

Uma brecha da regulamentação do sistema de ponto no Senado permite aos senadores dispensar seus funcionários do ponto. No mesmo boletim que traz a decisão de Sarney está a dispensa de mais 162 servidores de oito gabinetes.

Robson Bonin Do G1, em Brasília

Nenhum comentário: