"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 15, 2010

AUMENTO DA INADIMPLÊNCIA PELO QUINTO MÊS SEGUIDO. MAIOR ALTA PARA O MÊS DE SETEMBRO DESDE 2000.

A inadimplência do consumidor registrou a quinta alta consecutiva em setembro, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira.

A alta foi de 1,6% no mês na comparação com o mês anterior, representando crescimento seguido desde maio deste ano e a maior alta para o mês de setembro desde 2000, quando foi criado o indicador.

Na comparação do mês passado com o mesmo período de 2009, houve elevação de 15,3%, o maior resultado desde março de 2009, quando o país passava pela crise financeira global.

Já no acumulado do ano, o crescimento na inadimplência foi de 1,8% ante o mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor continua ganhando força na mesma direção do endividamento, porém a evolução da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um crescimento acelerado do índice.

"A perspectiva é de que a inadimplência sofra pressões em outubro, por causa do Dia das Crianças", informa em nota.

Tipos de Dívidas

Pelo sétimo mês consecutivo, a inadimplência com cartões de crédito e financeiras registra alta, de 7,2%.

Essa modalidade puxou o crescimento do índice, contribuindo com 2,5% no resultado.

As dívidas com os bancos apresentaram uma ligeira alta (0,2%), contribuindo com apenas 0,1% no indicador.

Já os títulos protestados e os cheques sem fundos registraram queda e acabaram contribuindo negativamente com 0,2% e 0,8%, respectivamente.

Mulheres

Neste ano as mulheres superaram os homens e lideram na lista dos inadimplentes, segundo pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Entre os devedores, elas representam 52%, enquanto eles são 48%.

A pesquisa, realizada em setembro, aponta ainda que a maior incidência de inadimplência está na faixa de um a três salários mínimos, com 55% dos entrevistados.

No recorte por idade, 70% dos inadimplentes estão na faixa entre 20 a 40 anos.

O estudo aponta ainda que 69% dos entrevistados tem dois ou mais carnês em atraso.

Folha

Nenhum comentário: