"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 03, 2010

SAÚDE : 62% TEMEM A QUALIDADE NO ATENDIMENTO.

Gustavo Henrique Braga Correio Braziliense

Brasil é o 8º mais pessimista entre 22 países.

A próxima quinta-feira será o Dia Nacional da Saúde. Porém, há pouco para se comemorar.
Uma pesquisa elaborada pelo instituto Ipsos, em parceria com a Reuters, revela que 62% dos brasileiros desconfiam que teriam dificuldade para conseguir serviços de assistência de saúde com qualidade a preço acessível, caso um membro da família ficasse doente.


Quando considerada a média de 22 países pesquisados, o temor cai, atingindo 52% dos entrevistados.
O resultado veio para reafirmar o cenário de insatisfação com o setor no país.

Pelo décimo ano consecutivo, as queixas referentes aos planos de saúde lideram o ranking de reclamações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).


Os itens mais questionados são negativa de cobertura, reajustes abusivos e má prestação do serviço.
Com relação ao preço, a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é alvo de ações movidas pelo Idec e pelo Ministério Público, cobrando mais transparência quanto aos critérios adotados para definir os aumentos anuais.


“Apesar de autorizados pela agência reguladora, os reajustes pela forma como são determinados atualmente são abusivos. Não há transparência e são adotados de forma unilateral, com prejuízo para o consumidor”, criticou Juliana Ferreira, advogada do Idec.

Dos pessimistas, 55% são mulheres e 33% têm menos de 35 anos.

Com relação à renda, 56% estão na base da pirâmide social.


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