"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 17, 2010

HORÁRIO ELEITORAL : HORA E VEZ DA UTOPIA E SURREALISMO.

Aprisionado pela legislação brasileira, algemado por marqueteiros e empobrecido pelo amadorismo, o horário eleitoral na TV lembra uma fusão amalucada de cenas subtraídas de filmes de época, documentários mambembes, comédias non-sense, gravações de concursos de poesias colegiais, chanchadas sem graça e bem acabados comerciais de margarina.

Sem que o espectador entenda direito o que está acontecendo, aparecem em sequência, por exemplo, um comunista do começo do século 20, um candidato sem chances que há 20 anos repete a mesma frase.

Um humorista que se trata como piada, uma antiga garota da capa que apresenta o marido mudo e, no meio do cortejo de espantos, três produtos apresentados com requintes de Primeiro Mundo.

Os três tão à vontade quanto estaria Osama Bin Laden declamando a Declaração dos Direitos Humanos.

José Serra, para aproximar-se da gente humilde, virou Zé.(Demais para mim, desanimador)

Marina Silva, para não parecer tão gente humilde, vestiu um figurino de grife.

Dilma Rousseff, para aproximar-se da gente humilde, virou risonha desde criancinha.

(E, para distanciar-se da verdade, também virou uma flor de simpatia desde a mocidade e democrata desde o útero).

Pelo resumo biográfico do programa de estreia, são três provas irrefutáveis de que a vida vale a pena.

Pelo que viram os telespectadores, o elenco inteiro do primeiro dia é uma prova definitiva de que está na hora de rejuvenescer a legislação, melhorar a cabeça do eleitorado, filtrar com mais apuro todos os candidatos e introduzir o Brasil no século 21.

Nenhum comentário: