"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 06, 2010

BNDES "NINHO DE OVOS OU OVOS DE SERPENTE?" DEU NO THE ECONOMIST

O Brasil está promovendo "um carnaval de crédito" através do BNDES, segundo reportagem da revista britânica The Economist.
Ela destaca, em tom crítico, o avanço abusivo do Estado no setor privado.

A revista britânica The Economist disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está crescendo rápido demais e precisa de mais transparência e competição, em artigo publicado esta semana.

A revista questiona ações da instituição e afirma que a interferência do Estado brasileiro na economia gera polêmica.

A publicação destaca que os desembolsos do banco já excedem os do Banco Mundial. Também questionam empréstimos subsidiados com contabilidade obscura e que o BNDES empresta para grandes empresas, como os frigoríficos JBS e Marfrig.

Matéria/Íntegra : THE ECONOMIST- Brasil esbanja empréstimos

Nenhum comentário: