"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 21, 2010

GOVERNO : GASTOS COM JUROS É DE 4,5% DO PIB EM 12 MESES

Apesar dos esforços em diminuir a dívida pública, o gasto do governo federal com pagamento de juros aos credores não diminui.

Levantamento feito com dados do Banco Central mostra que a despesa acumulada nos últimos 12 meses está em 4,57% do Produto Interno Bruto (PIB), patamar praticamente idêntico aos 4,49% do início da série histórica, em dezembro de 1999.

Na comparação com o início do governo Lula, a despesa aumentou, já que em janeiro de 2003 o desembolso correspondia a 3,55% do PIB.

Os dados do BC mostram que, a despeito da oscilação do juros básico da economia e da melhora do perfil da dívida pública, o gasto com o pagamento de juros segue em torno de 4% a 5% do PIB, na média dos últimos 10 anos.

O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: