"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 27, 2010

13 MILHÕES SEM BANHEIRO - BRASIL É O 9º NO "RANKING DA VERGONHA "


Agencia o Globo

O Instituto Trata Brasil também divulgou ontem um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrando que o Brasil é o nono colocado no ranking mundial da vergonha dos países cuja população não tem acesso a banheiros.

São 13 milhões de brasileiros sem banheiro em casa.

Entre 2003 e 2008, houve um avanço de 11,7% no atendimento de esgoto, e de 4,6% no tratamento de esgoto nas 81 maiores cidades do país.

Os dados do instituto foram obtidos em levantamento nessas 81 cidades, que têm mais de 300 mil habitantes e reúnem, ao todo, 72 milhões de habitantes.


Cada morador consome em média 129 litros de água por dia, dos quais 80% se transformam em esgoto. Toda essa população gera 9,3 bilhões de litros de esgoto diariamente, e 5,9 bilhões de litros não têm qualquer tratamento.

Apenas 35% do esgoto recebem tratamento.

Nenhum comentário: