"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 15, 2010

PETROBRAS :NO ANO AÇÕES ON (-)18,1% E PN (-)19,7%

http://www.brasilmkt.com.br/admin/arquivo/servico-g1.jpg
As dúvidas dos investidores sobre a atuação da Petrobras na exploração do pré-sal continuaram derrubando os papéis da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo.

Ontem, as ações ordinárias (ON), com direito a voto, despencaram 2,55% e as preferenciais (PN), que não dão o poder de decisão ao acionista, caíram 1,99%. O problema, segundo os analistas, está nos desafios que a estatal terá de enfrentar para concretizar o seu processo de capitalização.

“O pior cenário para o investidor é a incerteza”, destacou Rossano Oltramari, economista-chefe da XP Investimentos.

No ano, as ON já caíram 18,1% e as PN tiveram perdas totais de 19,71%, muito acima do Ibovespa, o índice mais negociado na BM&Fbovespa. Na avaliação de Oltramari, é crescente a especulação sobre os preços reais da cessão onerosa — o que Petrobras pagará à União — e do barril de petróleo.

O maior temor, entretanto, reside na falta de confiança se o plano de investimentos sairá ou não do papel e se a exploração do pré-sal será boa para a empresa ou para o governo.


Outro problema ainda sem solução é o novo modelo de partilha.

“É uma armadilha para a Petrobras. Ela terá que se desdobrar. Agora, por lei, tem que operar em 30% em toda área do pré-sal. Assim, não terá condições de ser seletiva e pode atrasar tudo”, criticou David Zylbersztajn, diretor-presidente da DZ Negócios com Energia.

A votação final ocorreria hoje, na Câmara dos Deputados, mas foi adiada diante da ameaça de um plenário às moscas em dia de estreia do Brasil na Copa do mundo.

Nenhum comentário: