"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 07, 2010

AÇÕES DA TELEBRÁS É HORA DE OLHAR OS ARQUIVOS.

http://www.gurupionline.com.br/v02/images/stories/gol/site/imagens_fiquesa/icone-telefones-uteis.jpg
Angelo Pavini/ValorEconomico
Milhões de pessoas são acionistas e não sabem. Ou simplesmente esqueceram. Só da antiga Telebrás, o número de acionistas perdidos chega a 5 milhões, de um total de 12 milhões de investidores.

A procura pelos papéis da Telebrás aumentou nos últimos meses depois que as cotações das ações da companhia remanescente da privatização dispararam no mercado, em meio às informações desencontradas do governo sobre sua reativação.

Os números da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que acompanha de perto a procura por essas ações perdidas, mostram que as consultas dos investidores dispararam, de 393 em todo o ano passado para 2.279 neste ano apenas até maio. Em 12 meses, o preço da ação ordinária (ON, com direito a voto) da Telebrás subiu 355,56% e o da preferencial (PN, sem voto), 437,93%.

Foto Destaque

A CVM explica que não tem um cadastro com o nome dos diversos acionistas, ativos ou inativos. Quem tem essas informações são as próprias companhias e as instituições financeiras contratadas para prestar o serviço de custódia ou escrituração dos papéis. .
Assim, para ter informações sobre a posição acionária, o investidor deve ele mesmo arregaçar as mangas e procurar diretamente a companhia envolvida ou o prestador de serviço de ações escriturais.

A CVM pode dar uma mãozinha na busca fornecendo os dados das companhias abertas e dos respectivos prestadores de serviço de ações escriturais, além dos prestadores de serviço de custódia.
Basta ligar para o telefone gratuito da CVM: 0800-7225354. Há também o site, http://www.cvm.gov.br, no link "Participantes do Mercado".

Para localizar as ações, o investidor deve procurar uma agência do Bradesco e fornecer o CPF e o nome do comprador do plano de expansão.
Em alguns casos, vai ser preciso encontrar algum documento da época, como o comprovante de compra do plano de expansão.

A BM&FBovespa diz que não consegue estimar o número de acionistas inativos das empresas, pois parte deles é registrado diretamente nas companhias, e não na bolsa. Atualmente, grande parte das companhias abertas listadas em bolsa utiliza serviços de escrituração, em que um banco se encarrega de controlar o livro de registro de ações e atender os acionistas.

"Se um investidor desejar descobrir se possui ações, um primeiro passo que sugerimos é o de procurar pelo serviço de um escriturador para a obtenção de informações", diz a bolsa.

Os principais prestadores de serviço para as companhias abertas listadas em bolsa são Bradesco, Banco do Brasil, Itau Unibanco e Santander.
A busca por ações ou eventuais proventos pode ser realizada em qualquer agência. Uma lista das empresas com seus respectivos escrituradores está no site da bolsa, no suplemento de orientação, páginas 22 a 28.
O site é www.bovespa.com.br .

4 comentários:

Roberto Magalhães Trabucco disse...

Eu achei alguns papeis velhos na minha casa, e fui procurar no google a respeito de ações perdidas. Encontrei a empresa Garantia Investimentos - www.garantiainvestimentos.com.br
Foram bem profissionais e estão localizados na Avenida Paulista. Até aonde eu sei, parece ser o endereço mais famoso de são paulo.
Eu tive sucesso na recuperação das minhas ações, alguém mais teve sucesso na recuperação dessas ações?

Carlos Eduardo Mansur disse...

Eu tambem tinha ações perdidas da Petrobras, Vale e Telebras que foram encontradas pela Garantia Investimentos. Eles são muito sérios e experientes nesta área. Aprovo e recomendo!

Carlos Eduardo Mansur disse...

Desculpe, postei o link errado no post anterior. O link para o site da Garantia Investimentos é: http://garantiainvestimentos.com.br

Marcelo Aguiar disse...

Não conheço essa empresa.
Vou me informar melhor.
O site deles é muito bonito, mas isso não quer dizer que sejam bons.
Vou pesquisar e volto aqui contar.