"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 08, 2010

MERCADO PROJETA INFLAÇÃO DE 6,5%.

Não foi à toa que o Banco Central forçou a mão e elevou a taxa básica de juros (Selic) de 8,75% ao ano para 9,50% para conter a alta de preços.
Enquanto parte importante do mercado esperava desaceleração no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que se viu, no mês passado, foi exatamente o contrário.


Nos cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação
atingiu 0,57%, a maior taxa para meses de abril desde 2005. Com esse resultado, o indicador acumula alta de 2,65% no primeiro quadrimestre, bem acima do 1,72% registrado em igual período de 2009.

Diante desse cenário, a deterioração das expectativas de inflação é visível. Já há analistas, como Carlos Thadeu Filho, gestor de Renda Fixa da Personale Investimentos, projetando IPCA de 6,5% neste ano, o teto da meta perseguida pelo BC.

O Bradesco fala em taxa de 6%. "Vejo o resultado de abril com preocupação, porque mostra uma inflação de demanda (excesso de consumo), difícil de ser combatida", afirmou. Além de antever o quadro ruim para este ano, Thadeu projeta 5,5% em 2011, acima do centro da meta, de 4,5%. Especificamente para maio, ele estima 0,55%.
Íntegra...

Nenhum comentário: