"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 05, 2010

FT - O RISCO DA AMÉRICA LATINA


A América Latina tem novos motivos de se orgulhar, principalmente depois que a revista Time elegeu o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como a personalidade mais influente do mundo, mas não deve cair numa atitude complacente, advertiu nesta quarta-feira o jornal econômico Financial Times (FT).

Além de Lula, o FT destaca uma declaração recente do presidente da divisão América do Banco Santander, Francisco Luzón, que afirma que a América Latina "tem o melhor sistema financeiro do mundo e uma boa recessão", que, com exceção da Venezuela, foi seguida por uma boa recuperacão.

"O que seria equivocado é acreditar que tudo se deve a seus próprios esforços. E mais que isso, o maior perigo financeiro que a América Latina enfrenta agora é a complacência, especialmente o Brasil", afirma o jornal financeiro em um editorial.

"Depois de tudo, as piores quedas acontecem quando a pessoa se vangloria", sentencia


O desafio é saber dar um banquete sem se empanturrar", afirmou o prestigioso jornal londrino.

Resta resolver, além disso, a questão da valorização de divisas como a brasileira e a colombiana, que pode reduzir os investimentos estrangeiros.

O rápido aumento dos créditos e do preço da moradia no Brasil são "dois pequenos avisos da dor de cabéca pós-boom que o espera", conclui.

Financial Times alerta América Latina para risco de cair na complacência

Nenhum comentário: