"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 20, 2010

FALTA A SANÇÃO. VEJA OS PRÓS E CONTRAS

http://www.ufv.br/asav/imagens/ampuleta.jpg

EDUARDO RODRIGUES
da Sucursal de Brasília

O Senado Federal aprovou em votação simbólica a medida provisória que concede reajuste de 7,72% para os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo. Além disso, os senadores mantiveram a extinção do fator previdenciário, conforme texto aprovado na Câmara dos Deputados.

A decisão coloca o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, numa situação delicada: em ano eleitoral, o mandatário provavelmente terá de tomar uma decisão impopular, pelo menos no que diz respeito ao fator previdenciário.

Sobre o reajuste, também houve polêmica, pois o governo já tinha dado o aval para um realinhamento menor, de 7%, sob orientação do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O relator da MP no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), confirmou que o presidente Lula deverá vetar a emenda que acabou com o fator previdenciário, que limita o valor das aposentadorias de quem se retira do mercado de trabalho antes da idade mínima.

Segundo ele, o fim do instrumento aumentará o rombo nas contas da Previdência Social. "Acabar com o fator previdenciário e não criar uma contrapartida é perigoso para o futuro do país", disse Jucá.

Ainda assim, o senador decidiu manter a emenda no texto aprovado para que a MP não retornasse para votação na Câmara.

Falta a sanção de Lula.

Um comentário:

Lord disse...

Agora temos que lutar contra o anunciado veto do LULA, apoiado pela DILMA e pelo SERRA! VAMOS TER QUE LUTAR CONTRA A CANALHISSE DE ESQUERDA QUE QUER TRANSFORMAR TODAS AS APOSENTADORIAS EM SALÁRIO MÍNIMO!
SOMOS 25 MILHÕES DE APOSENTADOS VOTANTES, SOMOS UMA FORÇA!
NÃO VAMOS ARREFECER!