"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 20, 2010

MEDICINA DO CORAÇÃO

Robôs, cirurgias com pequenos cortes e ampliação do uso de cateteres revolucionam a cardiologia e garantem melhor recuperação aos pacientes

Uma dessas salas já funciona no Hospital Albert Einstein. O InCor deve inaugurar a sua em junho.

O espaço permite a realização de cirurgias convencionais, operações pouco invasivas e diagnósticos por imagem no mesmo local, sem que o doente precise ser transportado.

“Além disso, torna a tomada de decisões mais segura e rápida”, diz o cirurgião Stolf. De fato, diante de tantas alternativas, é importante saber qual escolher.

“Não vale a pena, por exemplo, optar por técnicas que usam mini acessos ou são menos agressivas se a cirurgia aberta tiver melhor resultado para determinado paciente”, pondera o cardiologista Roberto Kalil Filho, diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.

“O certo é discutir o que fazer em termos de risco, eficiência e durabilidade.”

G_Coracao.jpg

Leia a matéria completa...

Nenhum comentário: