"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 26, 2010

P R E V I C ($$$)

http://www.servidorpublico.net/noticias/2008/02/20/projeto-de-previdencia-complementar-deve-sair-este-mes/images/prev_fut.gif/pa_thumb/imagex100x73.gif

Agência Brasil
O ministro da Previdência, José Pimentel, negou nesta terça (26) que o critério para a ocupação dos cargos da recém-criada Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) tenha sido político. 
De acordo com ele, os indicados possuem perfis técnicos e experiência em órgãos ligados à Previdência Social.


“A determinação do presidente Lula foi de que se usasse o critério técnico”, reforçou o ministro da Previdência. 
De acordo com Pimentel, a estrutura da Previc foi aprovada pelo Congresso e segue o mesmo critério já usado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelas demais autarquias federais.


A Previc será responsável pela fiscalização e supervisão das entidades fechadas de previdência complementar, conhecidas como fundos de pensão. 

Essas instituições estiveram no centro das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios.

A Previc também será responsável pela execução de políticas para o regime de previdência complementar.

De acordo com o ministro da Previdência, a Previc nasce com a responsabilidade de fiscalizar R$ 506 bilhões em ativos aplicados nos fundos de pensão, aproximadamente 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. 

A autarquia terá como superintendente o auditor da Receita Federal Ricardo Pena, lotado na Secretaria de Previdência Complementar.

Nenhum comentário: