"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 12, 2010

JORNALISMO QUAL É O SEU NEGÓCIO?



 As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.
Opinião :
  O subjornalismo petista e os jornalistas(?) da grande imprensa cooptados por este governo golpista, estão tentando semear que a versão deste golpe ptralha alcunhado de PNDHIII, é só uma  reedição do programa de 2002, o segundo do governo FHC.
Mais uma mentira, o que não é nenhuma novidade , os covardes quando são desmascarados, por índole mentem e não assumem, basta ver os retrospectos das atitutes do parlapatão(lula) quando encurralado pela verdade.
Ao Jornalismo e jornalista(?) do momento em que vivemos, 
fica uma reflexão:

Por quê escolheu esta profissão? 

(EX)JURAMENTO DO JORNALISTA
"Juro, no exercício das funções de meu grau, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação.
Juro empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade.
Juro, no exercício do meu dever profissional, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação."

 
 Duas são as feras que em nós produzem mais danos: uma cruel e selvagem, a inveja; outra, mansa e doméstica, a adulação.
(juan-luis-vives)

 JORNALISMO LIXO
http://www.heliopavan.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/10/olsen_large.jpg