"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 23, 2010

DILMA - A FRAUDE OFICIALIZADA

dilma-santa
Está tudo lá, na íntegra, sem retoques.
Discursos, palestras, entrevistas. A partir de agora, falou, tá ali ─ pelo menos até ela se descompatibilizar. Instruções de uso para se fazer em asa:

1) Acesse o site da Casa Civil: http://www.casacivil.planalto.gov.br

2) Na coluna da esquerda, tecle “entrevistas”. Ali se encontrarão transcrições literais de recentes encontros de Dilma com a imprensa ─ incluindo um inédito bate-papo esta semana com uma rádio do Maranhão, que merecerá um próximo post como prova de que, no Maranhão de Sarney, impregnada pelo estilo do dono do estado, Dilma consegue falar muito pior do que jamais falou.

3) Na coluna da direita, se quiser ver ou ouvir tudo ao vivo, na voz charmosa de Dilma, tecle “vídeos” ou “áudios”. Na própria coluna, há amostras de um e de outro veículo através da transcrição de uma frase-chave dita por Dilma (repito, material selecionado pela própria Casa Civil):

Em vídeo: “Levar, para onde haja Brasil, para onde haja brasileiro, investimentos para fazer esse país avançar”.

Em áudio: “É isso que hoje nós comemoramos aqui: água para viver”.
E tem muito mais de onde saiu isso ─  lambuzem-se.

Um debate sobre candidatos ao mais alto cargo da nação não pode se limitar aos quesitos domínio da língua ou capacidade de expressão.
O que fazer com a educação, por exemplo, é item obrigatório e desclassificatório numa plataforma de ideias para o Brasil.

Mas Dilma revelou-se tão desarticulada, tão grotescamente desapetrechada para qualquer tipo de debate, que não consigo ouvir a quase Mestre e a quase Doutora falando sobre os benefícios da educação, por exemplo.

Como diz num comentário nosso Law, a fala é a sequência oral de um pensamento, que sempre a antecede. Mesmo sem domínio da língua formal ─ aliás, é o caso de Lula ─  pode-se ter uma notável capacidade de expressar ideias.
Um matuto que diz “nóis fumu pescá” certamente não conhece os formalismos do idioma - mas se faz entender perfeitamente.

Não é o caso de Dilma - que pensa mal e se expressa pior ainda.
Sua fala tosca está a serviço de um modo disforme de ver e pensar o Brasil.

Nenhum comentário: