Durante quatro eleições presidenciais o PT tentou elevar ao cargo máximo da República o pernambucano Lula da Silva.
Por que só na quarta eleição conseguiu?
Por que finalmente o ex-sindicalista foi considerado carismático, gênio da raça, “luz do mundo”?
A resposta é simples:
porque nas três eleições perdidas a propaganda do PT era fraquíssima.
Só quando Duda Mendonça entrou em cena foi que as coisas mudaram.
porque nas três eleições perdidas a propaganda do PT era fraquíssima.
Só quando Duda Mendonça entrou em cena foi que as coisas mudaram.
O eleitorado cativo de 30% foi ampliado e eleitores antes avessos ao discurso incendiário do líder sindical se rederam à barba aparada, ao terno Armani, ao discurso conciliador que nada tinha mais a ver com o prometido e nebuloso socialismo petista que, diga-se de passagem, nunca foi esclarecido.
Na propaganda da quarta eleição e, sobretudo, na manutenção do poder petista o marqueteiro real colocou em prática alguns princípios que serão usados na "caminhada" da Dilma, veja alguns exemplos para melhor compreensão das técnicas empregadas.
1 – Simplificação ou inimigo único. –
É importante ter um símbolo e transformar o adversário em um único inimigo.
Os símbolos tem se sucedido:
Fome Zero, pré-sal, PAC, etc.
O adversário é a “elite”, apesar de Lula e companheiros serem hoje a elite do poder, econômica e política.
Faz tempo que o PT largou o macacão e veste Armani.
Mas para efeitos externos, elite é inimiga e coisa ruim .
Mas para efeitos externos, elite é inimiga e coisa ruim .
2 – Método de Contagio –
Imprescindível reunir vários adversários numa só categoria.
Por isso se fala em “oposição” que não deixam o coitado do Lula governar.
A realidade mostra que não existe oposição para valer ao governo petista.
Tudo está comprado, cooptado, dominado.
Tudo está comprado, cooptado, dominado.
3 – Transposição –
Carregar sobre os adversários os próprios erros e responder ataque por ataque faz parte da dominação, é importante.
Assim, os outros são corruptos, imorais, inimigos da pátria.
O PT é o único partido ético e sabe reagir ao menor esbarrão.
Truculência é antiga lição aprendida em sindicatos e dá medo.
Truculência é antiga lição aprendida em sindicatos e dá medo.
4 – Exagerar e Desfigurar –
Quem já não ouviu que o impeachment de Lula da Silva, a defenestração de Sarney, a CPI da Petrobrás põem em perigo a governabilidade?
Mais uma mentira em que se acredita piamente5 – Vulgarização –
Pela boca de Lula o discurso é adaptado ao nível dos menos instruídos.
O PT sabe que a capacidade receptiva da massa é limitada, que o povo tem grande facilidade em esquecer e um mínimo de esforço mental, que uma mentira repetida vira verdade e que quanto maior a mentira nela acredita.
6 – Orquestração –
Repetir um numero reduzido de idéias é importante.
Para isso se cria um bordão:
“nunca antes nesse país”, que vem acompanhado das realizações que só Lula fez desde o descobrimento do Brasil, algo que converge personalidade do presidente,
7 – Renovação –
Informações e argumentos devem seguir ritmo rápido de modo que quando o
adversário criticar , o público já está interessado em outro fato, Isso tem acontecido, inclusive, com a sucessão de escândalos de corrupção do governo, de tal forma vertiginosa que quando surge um o outro já está esquecido.
E até as eleições de 2010 vamos ouvir muito o canto da sereia nos ouvidos dos beneficiários do Bolsa Família, das reduções de Ipi etc.
Será a hora de cobrar a conta para a eleição da Dilma
adversário criticar , o público já está interessado em outro fato, Isso tem acontecido, inclusive, com a sucessão de escândalos de corrupção do governo, de tal forma vertiginosa que quando surge um o outro já está esquecido.
E até as eleições de 2010 vamos ouvir muito o canto da sereia nos ouvidos dos beneficiários do Bolsa Família, das reduções de Ipi etc.
Será a hora de cobrar a conta para a eleição da Dilma