"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 01, 2009

PRINCÍPIOS DA DOMINAÇÃO PELA PROPAGANDA”


A reta que Dilma seguirá .


Durante quatro eleições presidenciais o PT tentou elevar ao cargo máximo da República o pernambucano Lula da Silva. 


Por que só na quarta eleição conseguiu? 
Por que finalmente o ex-sindicalista foi considerado carismático, gênio da raça, “luz do mundo”? 

A resposta é simples:
porque nas três eleições perdidas a propaganda do PT era fraquíssima. 
Só quando Duda Mendonça entrou em cena foi que as coisas mudaram. 

O eleitorado cativo de 30% foi ampliado e eleitores antes avessos ao discurso incendiário do líder sindical se rederam à barba aparada, ao terno Armani, ao discurso conciliador que nada tinha mais a ver com o prometido e nebuloso socialismo petista que, diga-se de passagem, nunca foi esclarecido.
 

Na propaganda da quarta eleição e, sobretudo, na manutenção do poder petista o marqueteiro real colocou em prática alguns princípios que serão usados na "caminhada" da Dilma, veja alguns exemplos  para melhor compreensão das técnicas empregadas.
 

1 – Simplificação ou inimigo único. – 

É importante ter um símbolo e transformar o adversário em um único inimigo. 
Os símbolos tem se sucedido: 
Fome Zero, pré-sal, PAC, etc.

 O adversário é a “elite”, apesar de Lula e companheiros serem hoje a elite do poder, econômica e política.

Faz tempo que o PT largou o macacão e veste Armani. 
Mas para efeitos externos, elite é inimiga e coisa ruim .
 

2 – Método de Contagio – 

Imprescindível reunir vários adversários numa só categoria. 
Por isso se fala em “oposição” que não deixam o coitado do Lula governar.
A realidade mostra que não existe oposição para valer ao governo petista. 
Tudo está comprado, cooptado, dominado.
 

3 – Transposição – 

Carregar sobre os adversários os próprios erros e responder ataque por ataque faz parte da dominação, é importante. 
Assim, os outros são corruptos, imorais, inimigos da pátria. 
O PT é o único partido ético e sabe reagir ao menor esbarrão.  
Truculência é antiga lição aprendida em sindicatos e dá medo.     
 
4 – Exagerar e Desfigurar – 

Quem já não ouviu que o impeachment de Lula da Silva, a defenestração de Sarney, a CPI da Petrobrás põem em perigo a governabilidade? 
Mais uma mentira em que se acredita piamente
 

5 – Vulgarização –   

Pela boca de Lula o discurso é adaptado ao nível dos menos instruídos. 
O PT sabe que a capacidade receptiva da massa é limitada, que o povo tem                             grande facilidade em esquecer e um mínimo de esforço mental, que uma mentira repetida vira verdade e que quanto maior a mentira  nela acredita.

6 – Orquestração – 

Repetir um numero reduzido de idéias é importante. 
Para isso se cria um bordão: 
“nunca antes nesse país”, que vem acompanhado das realizações que só Lula fez    desde o descobrimento do Brasil, algo que converge personalidade do presidente,

7 – Renovação –

Informações e argumentos devem seguir ritmo rápido de modo que quando o 
 adversário criticar , o público já está interessado em outro fato,  Isso tem acontecido, inclusive, com a sucessão de escândalos de corrupção do governo, de tal forma vertiginosa que quando surge um o outro já está esquecido.

E até as eleições de 2010 vamos ouvir muito o canto da sereia nos ouvidos dos beneficiários do Bolsa Família, das reduções de Ipi etc. 

Será a hora de cobrar a conta para a eleição da Dilma